Problemas com o LG1721A

LG1721A

Esse modelo de monitor da LG, a grande maioria do pessoal que gosta de retro-computação deve conhecer. Ele ficou famoso por funcionar com frequência de varredura horizontal compatível e por isso mesmo ficou cobiçado e seu preço disparou (infelizmente).

Eu tenho um a pelo menos 3 anos (o AMX nem sonhava em existir), quando o meu amigo Alex (PlebeRube) falou sobre essa característica particular.

LG1721A “em ação” com o A1000

Bem, o fato é que de uns meses pra cá, ele vinha apresentando alguns probleminhas. Começou com uma interferência na imagem. Depois alguns fantasminhas. Mas era sempre coisa passageira. Dava o defeito, ficava um tempinho, coisa de 2 ou 3 minutos e voltava ao normal. Depois esses problemas começaram a aparecer em diversos momentos, não se contentando apenas em aparecer ao ligar.

Monitor desmontado.

Como eu só vinha utilizando esse monitor para pequenos testes, isso não chegava a incomodar. Mas durante essa semana, comecei a fazer uns programinhas no AMIGA 1000 e foi aí que ele começou a abrir o bico de vez.

A tela começou a pular, chuviscos chegando inclusive a fechar. Resolvi testar pela entrada VGA (estava usando vídeo composto), parecia que tinha melhorado, mas só parecia. Encostei o monitor e comecei a usar um Samsung 510N. Nesse momento eu percebi com clareza o quanto a imagem do LG é superior. Usei o 510N por um dia e desisti. No MSX ele até fica razoável, mas no Amiga, pra programar… não dá.

Da direita para esquerda, o primeiro de cima. Estufado!

Ontem (28/09) cheguei do trabalho determinado a ver o que estava acontecendo. Minha suspeita (e torcida) era pra que fosse algum capacitor bichado. Desmontei o monitor (o que é bem fácil diga-se de passagem) e fui direto nas placas. São duas, uma que cuida da parte de alimentação e a outra da “lógica”. Logo que desmontei a placa de alimentação vi um capacitor bem estufado. Que beleza! Aquele ali eu sabia que teria que ser substituído.

Capacitor substituído. Hora de montar e testar!

Olhei a outra placa e confesso que fiquei apreensivo (quem tem Amiga vai me entender). São 25 capacitores SMD de vários tamanhos e medidas!!! Como trocar todos estava fora de questão naquele momento, tratei de examinar a placa quanto a vazamentos. Felizmente não achei nada.

Minha nossa! Plantação de capacitores SMD!

Quando a coisa tem que dar certo não tem jeito! Depois que retirei o capacitor estufado  de 680mF 25V fui meio sem esperanças procurar por um substituto. Depois de olhar tudo e já estar desistindo, resolvi ver quantos de 1000mF eu tinha pra trocar logo os outros capacitores próximos e no meio de vários capacitores de 1000mF, achei um único e solitário de 680mF e exatos 25V! \o/\o/\o/\o/\o/

Já que é assim né? Vamos lá! 😀 Troquei esse capacitor e mais um que parecia estar “meio barro meio tijolo”, de 1mF 50V. Limpei a placa, montei o monitor e fui para os testes.

E vualá! Funcionou perfeitamente! Imagem linda, sem chuvisco, sem fantasmas, sem treme-treme, como deveria ser.

Testes com o A1000. Imagem perfeita!

Testes com o A600. Tudo 100%.

Agora estou aqui pensando quando é que eu vou me animar pra trocar todos os capacitores SMD desse monitor… :-/ Deixa isso pra depois… por enquanto eu quero é curtir o monitor e voltar a programar 😉

Grande abraço!

Esta entrada foi publicada em Amiga, MSX com as tags , , , , . ligação permanente.

2 Respostas a Problemas com o LG1721A

  1. Daniel Campos diz:

    Fala meu amigo!

    Que bom que conseguiu recuperar só trocando os capacitores! O LG 1721a do Sander também deu problema na fonte e ele acabou tendo que trocar ela inteira. E para que não sabe, fica a dica que essa fonte ainda é vendida em SP.

    Segue o artigo do Edson Kadoya que descobriu essa raridade:

    http://kadoya-vintage.blogspot.com.br/2012/06/monitor-lg-m1721a-defeito-de-fonte.html

    Aqui o link da loja que vende:

    http://www.federalcomp.com.br/Produto-PECAS-PARA-MONITORES-LCDLED-Fontes-Placa-Lcd-Fonte-LG-M1721-M198-L173SA-versao-5878-5889.aspx

    Abs,
    Daniel

    • Ritcho diz:

      Grande Daniel!

      Como está meu amigo?

      Valeu mesmo pelos links!

      Quanto eu tiver um tempo vou trocar logo os outros capacitores da fonte. Quando um abre o bico os demais já devem estar indo pelo mesmo caminho…

      Grande abraço!

Os comentários estão fechados