Tandy Colour Computer 2: Um texano vindo da França !

Amigos,

Diversas vezes aqui neste blog falei sobre alguns clones raros e outros bem obscuros do TRS-80 Color Computer, contudo até hoje ainda não havia falado sobre algum dos originais Tandy. Pois bem, com este artigo pretendo corrigir isto e apresentar-lhes um legítimo Color Computer 2, e um modelo bastante raro também.

Tandy “Colour” Computer 2 “versão Peritel”

Raro, pois além de ser um dos poucos modelos de Color Computer 2 fabricados para o mercado europeu, também é o único (a que se tem notícia) a vir de fábrica com uma saída de video RGB. O único Color Computer que trazia RGB como padrão foi o CoCo3.

 

A chegada:

Este micro foi adquirido no Ebay, diretamente de um vendedor na França. A maioria dos vendedores franceses não enviam para fora do país, este por acaso era um que enviava apenas para a Europa. Estava com sorte já que minha mãe estaria retornando de Portugal neste mês e poderia trazer de lá para mim. Depois do “arremate” solicitei ao vendedor que enviasse o micro para Portugal.

O micro chegou bem sujo e merecia uma limpeza e vistoria antes do uso.

O que mais chamou a atenção nesse micro, foi esta saída MiniDIN8 para a TV e onde é ligado o cabo SCART que veio acompanhando o micro.

“Colour” Computer 2 versão Peritel (e até onde se sabe, apenas vendido na França)

Cabo MiniDIN8 > SCART que veio acompanhando o micro.

 

O tradicional banho de sábado:

Como puderam notar o micro chegou bem sujo e como já é de praxe, tinha que passar pelo costumeiro banho de sábado. Fiquei com o coração um pouco pesado, pois o lacre do micro ainda estava inteiro.

Após abrir o micro, olha o que veio junto. Uma curiosidade, é que os meus outros dois Color Computers, fabricados para o mercado canadense, vinham com uma rede protegendo a grelha de entrada de ar para que crianças não enfiassem palitos ou moedas dentro do micro.

A placa veio BEM suja.

Detalhe do trafo coberto com um papelão grosso e um pedaço de borracha macia para deixá-lo bem fixo dentro do micro.

Uma descoberta boa: este micro apesar de vir de fábrica com 16Kb apenas, tem jumper de expansão para 64Kb.

O cristal oscilador tem valor diferente tanto da versão americana do CoCo (NTSC), quanto dos clones nacionais (PAL-M).

Ah..nada como um banho de sabão de coco e sol pra secar! :-)

PCB limpa e secando ao sol. :-D

O teclado estava um pouco amarelado, então fiz um pequeno retr0bright nele também. :-)

Placa já totalmente limpa e seca.

Os CIs padrão de um CoCo2 típico, da esquerda para a direita: ROM de 16Kb, Processador 6809, PIA 6821 e uma equivalente da PIA 6822 (SC67331P).

Em baixo, a SAM 74LS785. Acima e a esquerda, as duas memórias MB81416, perfazendo os 16Kb de RAM.

Em baixo o CI XC80652P, que dizem ser o famigerado 6847 T1. Acima um CI desconhecido que parece ser uma ROM. Não achei mais informações sobre o mesmo.

 

Cabos, mods e etc.

Bom, já que o micro veio apenas com um cabo SCART próprio para ligar em TVs européias, e visto também que eu não possuo nenhuma TV ou monitor com esta  entrada, restou-me apenas a opção de levantar a pinagem do conector MiniDIN8 para tentar assim descobrir que sinais estavam realmente saindo pelo SCART. Após um trabalho de medição seguindo a pinagem original do conector péritel até o MiniDIN, cheguei ao resultado abaixo:

CoCo2 PERITEL - MiniDIN8

Até então, eu tinha dúvidas se realmente este micro teria uma saída RGB de fábrica. O pino 6 apesar de estar como “composto”, traz apenas o sinal de luminância, ou seja, sem cor.

Tendo a pinagem já definida, tratei logo de fazer um cabo para ligar diretamente ao meu monitor LG. Porém, como eu já esperava, o monitor não conseguiu extrair diretamente o sinal de sincronia através do pino 6. Logo, tive que fazer um extensor para um cabo adaptador com LM1881 que eu já uso com os MSX. Feito isso, foi sucesso total!

Extensão para conectar o CoCo2 ao cabo adaptador com o LM1881.

Opa! Imagem em RGB perfeita no LG M1721a. :-)

Por ser uma imagem gerada em 50Hz, ela fica menor na tela do M1721a do que a de outros micros que geram 60Hz.

Próximo passo seria realizar o upgrade de memória dos atuais 16Kb para 64Kb. Aproveitando o fato de que eu já possuia alguns CIs 4464 retirados após a expansão do meu CoCo3 para 512Kb, não perdi tempo e fiz logo a expansão.

Agora, já com o upgrade para 64Kb. Colocado o jumper apropriado e trocada as x4416 originais por duas x4464 retiradas do meu CoCo3.

No centro dá para se notar o jumper já soldado no lugar e a esquerda as novas memórias.

Todo remontado e limpo.

Testado o teclado e tudo perfeito.

Teste das cores.

Totalmente limpo e expandido para 64Kb. Agora sim, pronto para usar!

 

Conclusões:

O micro segue o padrão de construção e qualidade típica da Tandy Radio Shack, bem construído e com uma PCB de qualidade excelente. Ele é o equivalente do CoCo2B americano, com a diferença de ter saída RGB ao invés de RF.

Alguns dirão que ele não consegue exibir os color artifacts típicos de um CoCo americano NTSC. Pois é, mas pensando bem se o micro viesse apenas com RF ou video composto, ainda assim não poderia exibir os artefatos devido ao sistema PAL, utilizado na europa, e que não é capaz de gerar as cores falsas. Tendo isso em vista, a escolha da Tandy de colocar saída RGB via SCART (o que já era um padrão bem utilizado na Europa nos anos 80) foi bem feliz.

Testando o “Pooyan” no RGB.

Para quem quiser ver o álbúm de fotos completo, ele está aqui.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Abs,
Daniel

 

Esta entrada foi publicada em TRS Color com as tags , , . ligação permanente.

3 Respostas a Tandy Colour Computer 2: Um texano vindo da França !

  1. Pingback: Episódio 37 – Processadores, lado B – Parte A | Retrocomputaria

  2. Daniel Campos diz:

    Não tem mistério. Eu coloco tudo debaixo de água e lavo com sabão neutro e uma escova de dentes. No final deixe secando no sol entre 15 a 30 minutos. Só tenha o cuidado de retirar quaisquer baterias que existam na placa a ser lavada.

  3. diegoba diz:

    Buen día. Espero que el Español no sea un problema.
    Me gustaría saber como has limpiado la PBC. Tengo algunas que necesitan una buena limpieza, y veo que la tuya ha quedado como nueva.

Os comentários estão fechados