Meu “novo” Amiga – A1200c

Essa é a minha estréia por aqui no AMX Project. Aliás, essa é a minha estréia em blogs. E eu estou pra fazer isso há muito tempo!

Meu nome é Marcelo Pires, e sou um apaixonado inveterado pelos micros da linha Amiga. Também sou conhecido como Mugo nos círculos que formam a comunidade dessa linha de computadores.

Também sou muito fã dos Apple II, dos micros Atari de 8 bits e de mais alguns outros vídeo-games. Esses foram os aparelhos que eu tive desde a infância, e logicamente são os que estão relacionados à minha nostalgia, e aos bons momentos da minha juventude!

O Ritcho, um Amigo de tempos, tem semeado essa ideia de que eu contribuísse com o blog desde que me fez o convite há mais de 2 anos. Mas a falta de tempo tem me impedido de dar o ponta pé inicial.

A mesma falta de tempo tem contribuído também para que eu progrida a passos bem pequenos no meu último projeto, iniciado há mais ou menos um ano. No entanto a ideia existe há mais de 8 anos! Mas eu tinha tantos projetos em mente, e também um foco diferente no que diz respeito à minha “coleção” de Amiga, então acabei não colocando a ideia em prática.

Esse projeto já foi realizado antes. Não estou apresentando uma ideia exatamente original. Mas eu parti do zero, reinventei a roda, e arranjei novas soluções pros problemas que apareceram no caminho. A minha intenção não era mesmo ser o primeiro, mas sim conseguir executar o projeto da forma que imaginava. E eu imaginava diversas dificuldades. Mas elas foram ainda mais numerosas do que eu esperava. Felizmente, até agora, consegui resolvê-las!

Bom, mas eu já falei um bocado, e ainda não disse de que diabos se trata esse post!

Eu queria um Amiga que fosse pequeno, ocupasse pouco espaço, pudesse ser transportado com facilidade e não levasse horas pra montar e estar pronto pra usar, porque meu tempo pra dedicar a essas coisas, como já disse antes, está reduzido ao extremo. Além disso, eu queria que ele fosse “poderoso” o suficiente pra que eu tivesse um mínimo de conforto ao usá-lo.

Eu tenho usado Amigas super expandidos há anos. Desde um A1200 com slots PCI, placas de vídeo, som e rede modernas, aceleradora com os dois processadores mais rápidos existentes pra plataforma, até meu atual A4000 com uma configuração bem parecida, mas ainda mais poderoso. Fiquei mal acostumado! Mas eu já enfrentava dois problemas há tempos:

Quando ficava sem utilizar esses micros por um tempo, ao ligá-los novamente sempre perdia algum tempo resolvendo várias intermitências e problemas com mal-contato entre as placas. No fim já não tinha tanta vontade de usar o micro. Além disso, eu sentia falta da experiência mais “clássica”. Algo que me lembrasse da época em que eu era moleque e tinha um setup bem limitado, por muito tempo com apenas um A1200 com um drive de disquetes, sem mesmo um mísero HD. Era sofrido, mas eu me divertia horrores! E eu queria um setup desses novamente.

O ideal seria um A600. Mas eu tive um super expandido, com uma aceleradora Apollo 030 e 50MHz e 32MB de RAM. E achava ele lento, além de ter os mesmos malditos problemas com mal-contato! Um A1200 com apenas uma expansão de memória transmitia uma sensação maior de velocidade, já que o chipset AGA deixa o processamento de vídeo bem mais “esperto”. E era o que eu precisava.

Mas um A1200 é quase o dobro do tamanho de um A600! Então, vamos cortá-lo e fazer caber no gabinete do A600! :-)

Eu tinha a intenção de fazer apenas um post introdutório pra esse projeto, e aos poucos criar outros posts contando a história do desenvolvimento do projeto, com as fotos que eu fui coletando ao longo do processo. Mas já escrevi pra caramba. Então acho que vou apenas inserir algumas fotos do projeto no estado atual, e a partir do próximo post eu começo a contar melhor a história do processo.

Notem que algumas fotos foram tiradas com uma máquina fotográfica e estão com qualidade razoável. Outras foram tiradas com um celular e podem estar bem ruins. Em vários momentos eu não tinha como parar pra tirar fotos, e em outros estava tão ansioso pra terminar uma ideia que não lembrava de pegar a câmera!

Esse é o micro hoje:

Nada mal para um “A600”, né? :-)

 

Detalhe do “logo” customizado:

Logotipo com o novo “modelo”, em papel fotográfico.

 

Por dentro:

Mais expandido que meu antigo A600, e muito mais poderoso!

 

Por fora é como qualquer A600. Mas por dentro tem uma ACA 1232 rodando a 40MHz (um leve overclock), uma Indivision A1200 MK2, HD de 60GB, uma interface para mouses PS/2 (apesar do conector USB) com suporte a wheel e um teclado novo, totalmente modificado. Esse, aliás, é um detalhe do projeto que vou contar com mais detalhes mais à frente, pois isso acabou com os problemas de mal contato definitivamente. Não tem mais aquela maldita membrana de plástico pintado pra causar problemas!

Estou esperando um emulador de drives de disquetes pra instalar no pouco espaço que ainda sobra no gabinete, e então vou cuidar de vários detalhes cosméticos. Mas atualmente o micro já funciona 100%, e tenho que dizer que é o Amiga mais estável que eu já tive!

Ainda tem muita história pra contar, mas continuo a saga nos próximos posts.

Abraços!

Esta entrada foi publicada em Amiga com as tags , , , , , , . ligação permanente.

7 Respostas a Meu “novo” Amiga – A1200c

  1. Cesar Trombino diz:

    Mugo, parabéns pelo trabalho. Ao ver nota-se que valeu a pena, imagina utilizando. Saudações de mais um Amigueiro!

    • Obrigado, Cesar! Realmente está bem legal de usar. É bem prático, ocupa pouco espaço, rápido e rasteiro de ligar e ter alguma diversão “retrô”! :-)

    • Marcelo Pires Mugo diz:

      Obrigado, Cesar! Realmente está bem legal de usar. É bem prático, ocupa pouco espaço, rápido e rasteiro de ligar e ter alguma diversão “retrô”! :-)

  2. Muito bom Mugo, admito que quando soube não tinha idéia de com seria, mas quando vi inacreditável !!!!

    • Marcelo Pires Mugo diz:

      Valeu, Brandão! A sua aprovação é um ótimo sinal! Acho que estou no caminho certo!

  3. Ritcho diz:

    Totalmente excelente! Um belo exemplar com soluções incríveis e provavelmente único no Brasil!
    Parabéns pelo trabalho TOP!
    Grande abraço meu Amigo!

Os comentários estão fechados