Amiga 1200 PPC – Atualizações

Salve pessoALL!

Capacitores antigos... sorte não estarem vazando

Capacitores antigos... sorte não estarem vazando

A pouco mais de 1 mês eu resolvi trocar os capacitores do meu A1200 (pra falar a verdade, troquei logo de todos os Amigas), afinal já são quase 20 anos de vida (esse Amiga eu comprei zerinho em 94). A troca foi tranquila, me baseei no site do Trucco (http://www.victortrucco.com) pra comprar os capacitores, tirei algumas dúvidas com o Marcelo Pires (Mugo) e mandei brasa.
Troca feita (com direito a lavagem da placa e tudo mais), testei o bichinho e pimba! Tudo funcionando perfeitamente. Muito bom! Resolvi então começar a montagem no gabinete. Como comprei uma INDIVISION (de forma bem simplificada, pra quem não conhece, é uma placa que permite ligar o Amiga à um monitor padrão VGA de PC) a pouco tempo e já a instalei. Testei. Tudo ok! Imagem perfeita.

Capacitores trocados e micro funcionando!

Capacitores trocados e micro funcionando!

E mais montagem! Resolvi colocar um CF card ao invés do HD. Como não tenho um cabo flat de 44 pinos, resolvi fazer um. Com um cabo de 50 vias, desfiei tudo e fui soldando fio a fio. Ficou muito bom! Essa ideia eu “roubei” do outro A1200 que tenho e que foi do Mugo. Utilizei para isso dois adaptadores que eu tinha de 44×40. Cortei os conectores e fiz as soldas. Beleza! E agora? É um CF card. Não vou querer ficar abrindo o micro pra trocá-lo (não que eu vá ficar fazendo isso sempre… mas as vezes ajuda na troca de arquivos… sei lá!).
Com base em idéias de vários sites, fiz uma abertura lateral acima da PCMCIA e fiz a instalação do adaptador ali. Eu estava cada vez animado com o progresso! Coloquei então o teclado (sem três teclas pois estava fazendo um teste de clareamento que eu já concluí), mas sem a tampa do gabinete. Drive no lugar, afinal queria formatar o CF. Liguei, beleza, boot ok! OS carregado.
Fiz apenas uma partição de 305MB para o sistema. Quando fui colocar o label da unidade começaram os problemas… Acho legal falar isso por que eu não me toquei de início, mas a lógica (sempre a lógica!) me ajudou a entender o problema. Várias teclas não funcionavam!
Será que eu ferrei o teclado? Será que tem alguma coisa errada com os capacitores??? Peguei outro teclado, instalei e… tudo normal! O problema era no teclado. E qual era o problema??? Bem, as três teclas que faltavam, faziam contato direto, o tempo todo, como se estivessem pressionadas, já que não tinham as molas para segurá-las na posição de “descanso” (lógica :D). Montadas as teclas ele voltou a funcionar 100%.

Soldando fio a fio... muita paciência!

Soldando fio a fio... muita paciência! (88 no total :D)

Prosseguindo… Depois de mais ou menos 10 a 15 minutos, apareceram uns riscos na tela. Algumas letras borradas… Segundo probleminha… mas calma… nada de pânico. Será a INDIVISION dando pau ou os… CAPACITORES??? Hummm…. testei então outro monitor na saída RGB. Mesmo sintoma nos dois monitores… Pensei então que o problema não era na INDIVISION e sim algum capacitor.
Desmontei TUDO e chequei um a um. Por via das dúvidas refiz qualquer solda que não estivesse próxima ao ideal, o que confesso… não havia nenhuma. Só por desencargo de consciência resolvi refazer pelo menos umazinha… :D.

Nem a Indivision escapou da troca de capacitores!

Nem a Indivision escapou da troca de capacitores!

Nesse meio tempo, reparei que o LED do HD não piscava com o funcionamento do CF. Pesquisei e achei alguns comentários sobre o problema e uma dica de como resolvê-lo. Era até simples, apenas soldar um fio entre dois pinos no adaptador de CF. Fui lá soldei os pinos indicados e… NADA… LED mortinho. Checa daqui e dali. Vamos pesquisar mais um pouco. E não é que achei!?! O LED do adaptador estava invertido (ou se preferir a resistência que vai pro LED estava ligada na ponta errada do LED). Isso foi alguém que descobriu, não fui eu! rsrsrs Mas vamos lá. Soldei novamente, dessa vez na outra perna do LED e “vualá”. LED funcionando. o/o/
Monta tudo de novo. Mais 10 minutos e o problema (dos riscos na tela) volta a acontecer. Dessa vez, saquei a INDIVISION e troquei os 2 capacitores dela. Liguei… e mais 10 minutos e o problema volta… Já estava ficando cansado e desanimado. Procura daqui e dali… e achei um cara com o mesmo problema. Pela lógica (ela novamente!!!) eu

Ventoinhas na tampa do gabinete.

Ventoinhas na tampa do gabinete.

já havia desconfiado de temperatura. Ao esquentar os contatos ficavam prejudicados. Pra quem não sabe, a INDIVISION é soquetada sobre o chip de vídeo. Uma solução interessante mas com problemas com certeza. No site que achei, dizia pra soquetar com força a INDIVISION. Mas eu não ia fazer mais força do que o necessário. Era inútil. O que eu fiz foi aumentar a pressão de cada pininho do soquete da INDI (vou chamá-la assim… rs já fiquei íntimo dela).
Lá vou novamente soquetar a INDI sobre o chip de vídeo. Para ficar legal, eu retirei o modulador de RF da placa do A1200 e fiz uma abertura na tampa de forma que acomodasse a saída de vídeo “VGA”. Mais uma vez gostei bastante!

Cabo de 44 vias pronto!

Cabo de 44 vias pronto!

INDI no lugar, POWER ON! Beleza. Imagem legal. Tudo OK. 10 min. Tudo OK. 15 min tudo OK. 20 min… :( Lá vem o problema novamente… Parece que a pressão extra ajudou, mas não resolveu. Temos que considerar também que a POWER-PC com 68040 frita que é uma beleza… O 040 é um dos piores processadores da linha em termos de dissipação de calor…
O que fazer agora? Parti para um plano “B”. Peguei duas ventoinhas que havia comprado, daquelas pra HD. Coloquei na tampa do gabinete  apontadas para dentro, com a intensão de insuflar ar pro interior do bichinho. Puxei 12V do plugue do drive, soldei tudo bonitinho, e vamos ao teste. Detalhe que antes, todos os testes foram sem a tampa superior e agora seria com a tampa e a ajuda das ventoinhas.

Furo para o conector VGA da Indivision

Furo para o conector VGA da Indivision

POWER ON novamente! Dá pra sentir o ventinho circulando pelo gabinete do A1200 e o barulho está bem discreto, ainda mais que não tem HD. 10min, 20min, 30min… mais de 2 horas ligado e nada… nada de riscos na tela!
Resolvi então fazer outro teste! Inverti as ventoinhas. Agora elas puxavam o ar pra fora. O resultado foi melhor ainda que o anterior. Sem as ventoinhas, a mesa ficava pegando fogo, logo abaixo na direção da placa aceleradora. Depois, com ventilação forçada melhorou. Agora está bem melhor mesmo. Vou deixar assim.

 

As mudanças não param e estão entrando ainda DVD com a IDEFIX. Vamos ver como vou fazer pra encaixar tudo no gabinete do A1200.

Grande abraço!

 

 

 

Adaptador do CF sobre o conector PCMCIA. Será que cabe o DVD com ele aí?

Adaptador do CF sobre o conector PCMCIA. Será que cabe o DVD com ele aí?

CF Card adaptado sobre o cartão de PCMCIA

CF Card adaptado sobre o cartão de PCMCIA

Esta entrada foi publicada em Amiga com as tags , , , , , , . ligação permanente.

Uma Resposta a Amiga 1200 PPC – Atualizações

  1. Pingback: Projetos em andamento: AMIGA, APPLE e MSX « AMX Project

Os comentários estão fechados