Capacitores vazando, um dos piores inimigos do Amiga!

Quem tem um Commodore Amiga ou conhece quem tenha, muito provavelmente já ouviu a famosa pergunta: “Já trocou os capacitores?” E posso te garantir, por experiência própria, que isso é muito mais importante do que muitos imaginam ou acreditam!

Eu não vou entrar no mérito e nem tentar explicar (até por que essa não é a minha praia) o que é ou como funciona um capacitor eletrolítico, esse não é o objetivo, mas deixarei alguns links sobre o assunto no final do artigo.

Embora o capacitor eletrolítico seja um componente que mereça atenção em qualquer equipamento mais antigo, o problema de vazamento acontece nos modelos de Amiga que utilizam capacitores SMD, ou seja, o A600, A1200, A4000 (incluindo o torre) e o CD32. Isso não quer dizer que os capacitores dos outros modelos não precisem ser checados e até substituídos, mas o índice de problemas é bem menor e nem se compara com o estrago causado pelo vazamento do ácido do capacitor SMD.

Nos A2000, A3000 e no A4000 existe o problema de vazamento do ácido da bateria, que é tão ruim quanto o vazamento dos capacitores, com efeitos colaterais parecidos e precisam de atenção. Se você ainda tem a bateria original em um desses modelos, retire-a ontem! Infelizmente, se a bateria ainda for a original, a chance dela já ter vazado é bem grande…

Eu pensei em escrever esse artigo durante uma limpeza e organização de arquivos. Encontrei algumas fotos de uma placa de A600 que eu recuperei depois de alguns capacitores vazados.

Esse caso me fez lembrar o motivo pelo qual eu parei de fazer essas coisas… Foi bem trabalhoso! E um pequeno detalhe. O micro funcionava antes da substituição dos capacitores, depois de tudo limpo, isolado e montado ele não ligava mais… ou melhor, ligava mas não dava imagem. Provavelmente ele pararia de funcionar dentro de algum tempo, mas nada pior que o micro chegar funcionando e depois do reparo que deveria deixá-lo em ordem, ele ficar pior! :-/

Eu já havia refeito algumas trilhas e “by-passado” algumas ilhas, mas havia mais uma trilha perdida. Com essa trilha refeita o micro ligou e passou a funcionar normalmente, exceto pelo som. Um dos canais tocava muito baixo.

Depois de bolar uma espécie de estetoscópio (forcei hein!?) e literalmente procurar pelo som, encontrei o motivo. Era mais uma vítima do ácido… o CI amplificador de som também tinha ido pro espaço…

No final, placa salva e mais um Amiga de volta a ativa. Nem sempre a coisa funciona assim, já peguei placas em estado lastimável e que não valia sequer o esforço pra tentar recuperá-la, tamanho o estrago feito pelo vazamento do ácido.

Vamos às imagens, mas não se esqueça: Com ácido de capacitor SMD não se brinca! 😉 Trate de trocar os capacitores ou leve para um técnico de confiança fazê-lo (alou Trucco!)

IMG_3494 (640x480)

Oba! Legal! Parece que os capacitores estão perfeitos!

Tem um ali com uma corzinha esquisita... mas parece que tá legal!

Tem um ali com uma corzinha esquisita, mas parece Ok!

Ops! :-O

Ops! :-O

Eita!!!!

Eita!!!! Uma poça!!!!

IMG_3444 (640x480)

Ah… mas aqui tá tudo bem… espero!

Putz!

Putz! Plaquinha, fala comigo! :-(

IMG_3453 (640x480)

Lá se foram ilhas e trilhas… :-/

IMG_3454 (640x480)

Limpa tudo, retira o ácido raspando a trilha e depois cobre com verniz!

Aparentemente tudo bem...

Aparentemente tudo bem…

Ah não...

Ah não…

Santa paciência Batman!

Santa paciência Batman!

Já trocou o capacitor do seu Amiga? O que você está esperando?

Links:

https://www.google.com.br/search?q=capacitores+eletroliticos+smd&rlz=1C1GIWA_enBR640BR640&espv=2&biw=1680&bih=925&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjHuqu719LKAhXIGZAKHY8VDyYQsAQIPQ

http://www.hardware.com.br/termos/capacitor-eletrolitico

http://www.victortrucco.com/Commodore/CapacitoresAmiga/CapacitoresAmiga

Esta entrada foi publicada em Amiga com as tags , , , , , , , , . ligação permanente.